EDUARDO AGUALUZ é um folclorista, jornalista, educador e pesquisador sobre a ancestralidade e as expressões populares de raiz. Escritor, dramaturgo, brincante e contador de histórias, é ainda um artista, intérprete e compositor de cancioneiros, músicas infantis, toadas, cordéis e folguedos. Filantropo da Fundação Euzébio Leandro, dedica-se às reflexões sobre o aprendizado em nossa sociedade, com atuação direta à causa humanitária.

É vencedor do Troféu Paulo Freire, o Prêmio da Educação 1999, finalista do prêmio de telejornalismo da TV norte-americana CNN, no Brasil - 2005, e foi eleito pelo Comitê Olímpíco Internacional como um dos condutores do Revezamento da Tocha Olímpica dos jogos Rio 2016, por sua história e por seu legado de vida.

Bacharel em Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes, é pós-graduando em Didática do Ensino Superior pela UniSant’Anna, especializado em Investimento Social pelo IDIS, em Educação Social pela Faculdade Paulista São José, em Tendências da Comunicação Digital pela ESPM e em Fortalecimento Comunitário pela EACH/USP.

É autor dos espetáculos “Sobre Raízes&Flores, um cancioneiro encantado”, apresentado no Itaú Cultural e no Centro Cultural Olido, “Vila de Fábulas, uma fantasia musical”, apresentado na Unibes Cultural, e da ópera de rua e toada popular “Festa ao Boi Pantaneiro”, cuja canção tema, em parceria com o Ludovicus - Instituto Câmara Cascudo, de Natal  - RN, acaba de ser lançada em comemoração aos 120 anos de nascimento de Luís da Câmara Cascudo.