SOBRE NÓS

A elaboração da organização é resultado de um esforço que durou exatos dois anos. Após esse período, iniciamos as primeiras atividades oficialmente no dia 10 de março de 2014, com um mote central na mobilização pela implementação de ações e discussões que reforcem e ampliem a prática do aprendizado na sociedade brasileira.

O foco foi delimitado com base na missão, definida por conta de estudos acadêmicos realizados pelo nosso CEO e filantropo,

o educador e jornalista Eduardo de Sena Agualuz, aliados a fundamentos de aprendizado pensados a partir do legado intelectual e afetivo da identidade de Euzébio Leandro, avô materno de Eduardo. (ver Quem Foi Euzébio Leandro)

Com vistas em preservar esse legado, a instituição nasce nomeada pelo seu "patrono motivador", disseminando assim o seu bem intelectual e de vida. Além da mobilização em torno do conceito de aprendizado, a organização trabalha atualmente para a efetivação de seus registros, além do baseamento da sede, o que possibilitará a ampliação das atividades já desenvolvidas (ver Nosso Trabalho).

O planejamento se dá em duas frentes:

1ª Transitória: com o registro e o início das atividades legais por meio do Instituto Euzébio Leandro, constituído por associação;

2ª Permanente: com a instituição da Fundação Euzébio Leandro, que responderá por todo o organismo e ações já elaboradas.

O instituto, com bases de registro já em andamento, dará suporte para a captação de recursos e doações, efetivação de parcerias com os setores privado e público, apoio da sociedade civil, baseamento da sede da instituição, ampliação das atividades já realizadas e, por fim, a viabilização da constituição de um fundo de investimento privado que permitirá a instituição da Fundação Euzébio Leandro, concluindo a fase de transição para o modelo definitivo de gestão. A fundação garantirá a perenidade da organização e do legado construídos por meio de sua obra.

Pelo planejamento atual, os trabalhos da frente transitória devem durar cerca de três a quatro anos. Esse período permitirá a adequação ao modelo de gestão da fundação, bem como a criação de seu conselho consultivo, além do acompanhamento e da prestação de contas a serem feitas perante o Ministério Público.

Identidade

O conceito de branding corporativo e a identidade visual da fundação já são uma realidade e os estudos finais que estão sendo realizados atuam apenas para a consolidação de parâmetros futuros do modelo de governança da instituição. A logotipia desenvolvida, bem como a linguagem pensada para a comunicação remetem para os valores e para a missão idealizada pela essência do legado do nosso patrono motivador Euzébio Leandro.

O tom azul entremeado a tons royal valoriza a inspiração do sonho que se transforma em realidade de maneira sólida e inovadora. A tipologia de fontes em bastão, levemente verticalizadas, contemplam as conquistas e os degraus a serem alcançados passo a passo pela instituição, de maneira racional, e sempre guiadas pela missão maior: o aprendizado.

Já a coroa de louros traz em seu seio a figura humana estilizada em linhas curvas, transpondo versatilidade e tolerância, uma vez que, ludicamente, se completa em um espírito de compaixão e paz ao alcance de todos.

Conceito Nominal e Jurídico

Do latim fundatĭo, o termo fundação permite fazer alusão à ação e ao efeito de fundar (estabelecer, criar ou edificar algo) e transcende a ideia material, uma vez que representa a vontade e o espírito elevado de um filantropo em prol de uma causa.

Pela lei, fundação é uma pessoa jurídica de direito privado sem fins lucrativos. É constituída pela destinação de um patrimônio para a execução de determinados fins e o seu instituidor, que pode ser uma pessoa física ou pessoa jurídica, estabelece a sua criação mediante dotação de bens e declaração de fins.

Para ser atribuida personalidade jurídica à fundação, é preciso ainda a declaração do seu modo de funcionamento e a aprovação do estatuto pelo Ministério Público. Os fins a que visam tais entidades devem ser necessariamente de natureza altruística, ora estimulando a cultura e a investigação científica, artística e literária, ora realizando finalidades filantrópicas, como no caso da nossa fundação.

FUNDAÇÃO EUZÉBIO LEANDRO

Voltada para o desenvolvimento e a expansão do indivíduo desde a 1ª infância até a maturidade, a Fundação Euzébio Leandro é uma organização familiar, sem fins lucrativos, de filosofia conciliatória cristã, e criada com o objetivo de manter viva e perene a mesa de discussões em torno da importância do aprendizado. Com ações lúdicas, culturais, colóquios e a criação de um espaço permanente para o contato com o aprender, a Fundação Euzébio Leandro acredita nas pessoas e as incentiva a realizarem os seus sonhos.

Por que o Aprendizado?

Quando da sua idealização, a Fundação Euzébio Leandro buscou identificar qual seria o seu grande valor para com a sociedade, capaz ainda de realizar transformações profundas, e tão necessárias, exigidas na contemporaneidade. Certos de que esse valor deveria apresentar-se como divisor das barreiras deste século, encontramos no aprendizado o caminho para o desenvolvimento pleno e social e para a construção da tolerância e do consenso de uma cultura de paz duradoura.

Nossa Missão

Manter viva e perene a discussão em torno do aprendizado na sociedade brasileira.

Nosso Objetivo

Ser um espaço pleno para o desenvolvimento do aprendizado na sociedade.

Nossa Atuação

Fomentar o aprendizado e à disseminação de práticas sobre o aprender.

Nosso Compromisso

Acreditar nas pessoas e incentivá-las a realizarem os seus sonhos.

CEO Instituidor e Filantropo

Eduardo de Sena Agualuz